Marble Hill House
Erro Lua em Módulo:Coordenadas na linha 622: bad argument #1 to 'abs' (number expected, got nil).
Marble Hill House é um palácio palladiano situado nas margens do Rio Tâmisa, no sudoeste de Londres. Fica a meio caminho entre Richmond e Twickenham. O arquitecto foi Roger Morris (1695-1749), que colaborou com Henry Herbert, 9º Conde de Pembroke e 6º Conde de Montgomery, um dos "arquitectos condes", na adaptação dum desenho mais expansivo de Colen Campbell.
A Marble Hill House foi construída, entre 1724 e 1729, para Henrietta Howard, Condessa de Suffolk, a amante do Rei Jorge II[1]. O palácio ergue-se num parque de 2,67 km² (66 acres), o Marble Hill Park. A Grande Sala tem cinco capricci arquitectónicos, pintados por Giovanni Paolo Pannini, e sumptuosa decoração dourada. A Marble Hill House também alberga uma colecção de mobiliário e pinturas do início da era georgiana, assim como a colecção de chinoiserie Lazenby Bequest[2].
Tanto Alexander Pope como Jonathan Swift passaram muitas horas felizes em Marble Hill como convidados de Henrietta Howard. Marble Hill House ficou amplamente conhecida através de gravuras; o seu plano compacto e elevações estritamente controladas, após o intervalo duma geração[3], forneceu um modelo padrão para as villas inglesas construídas ao longo do vale do Tâmisa e mais além, assim como um modelo para casas de plantações nas colónias americanas, onde tais casas eram "mansões".
Actualmente, o palácio pertence ao English Heritage, instituição que o adquiriu depois da abolição do Greater London Council, em 1986. Alguns dos elementos perdidos entretanto, também foram recuperados, entre os quais se conta o ciclo de pinturas de Giovanni Paolo Pannini com vistas da Roma Antiga (1738), que, actualmente, se encontra de novo no seu antigo lugar na Grande Sala.
O edifício, juntamente com os seus extensos campos, são conhecidos como Marble Hill Park e permitem muitas actividades modernas, incluindo um campo de cricket e redes, campos de ténis, campos de golfe e áreas de brincar para crianças.
O Hammerton's Ferry é um barco que faz a ligação fluvial entre os jardins deste palácio e Ham House, um outro palácio na margem oposta do rio.
Literatura
[editar | editar código-fonte]- Greater London Council: Marble Hill House and Its Owners, Greater London Council (1970) ISBN 0-7168-0278-3
- Julius Bryant e Susannah Lawson (Hrsg.): Marble Hill, English Heritage (2005) ISBN 1-8507-4730-X
Referências
- ↑ Marie P. G. Draper e W.A. Eden, Marble Hill House and its Owners 1970.
- ↑ John Jacob e Elizabeth Einberg, Marble Hill House, Catalogue
- ↑ Falando de Chiswick House, Marble Hill and Stourhead House, "se olharmos em volta para as imitações destas nas décadas de 30 e de 40, não existem assim tantas", observou Sir John Summerson, (Architecture in Britain, 1530 to 1830 9ª ed. "Palladian permutations: the villa", 1993:347).